domingo, 4 de novembro de 2012

Verbo poder - Verb Modal can


Uso do CAN
 
Uso do verbo auxiliar modal can (poder):
 
Conjugado com o verbo win (vencer)
 
Principal tradução de "can": poder (ter a capacidade ou habilidade).
 
I can win the game. = Eu posso vencer o jogo.




 Na negativa, geralmente escrito como uma única palavra.


 








Na negativa, separadamente (mais incomum).

 








Na negativa, na forma contraída.



 



Na interrogativa.





 Conjugação do verbo to win no presente simples.

 

 






Formação:





 Tradução: Ele pode ir. (tem condições de ir).

 Sujeito + can + verbo principal na forma básica (a forma infinitiva "to go" sem o "to").

 Can geralmente expressa uma capacidade ou habilidade física ou mental de se fazer algo.
 
 I can swim. (Eu posso nadar.)
 
 Can you speak English? (Você pode falar inglês?) Yes, I can. (Sim, eu posso.).
 
 Yes We Can! (Sim, nós podemos!). Conforme o Presidente Barack Obama dizia aos eleitores durante sua campanha.

Can pode ser usado em solicitações:

Can you do this for me? (Você pode fazer isto para mim?)

Can pode ser usado informalmente para pedir e dar permissão.

Can I open the window? (Eu posso abrir a janela?)
 
Can é um verbo auxiliar modal. Não é um verbo principal (como win, speak e milhares de outros). Então, em situações de negativas e interrogativas, você NÃO usa nenhuma das versões do verbo auxiliar do (do, don't, does, doesn't, did, didn't).
 
Nesse aspecto, can é semelhante ao verbo auxiliar do futuro will, pois will também é seguido pela forma básica do verbo principal e também não é usado com as formas do auxiliar do, mas, ao contrário do will, que não tem uma tradução, mas expressa apenas o tempo futuro, can tem um significado: poder.
 
Entretanto, can, é claro, pode ser usado normalmente com o verbo PRINCIPAL do, que significa fazer (e não com o verbo auxiliar do, que não tem tradução).
 
 
I can do the exercises. (Eu posso fazer os exercícios.)
 
 
 Can you play the piano? (Você pode tocar piano?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário