sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

The Personal Pronouns - Subject and Object

                                      English
                                  Pronouns - Pronomes                            



Singular                                              Subject (sujeito)              Object      (objeto)

(1ª) First person singular                       I (eu)                      me (me, mim)
(2ª) Second person singular                   you (você)              you (te, a você)
(3ª) Third person singular                      he (ele)                   him (o, lhe, a ele)
                                                               she (ela)                  her (a, lhe, a ela)
                                                                it (ele/ela)               it    (o, a, lhe)
     Plural
(1ª) First person plural                          we (nós)                   us (nos)
(2ª) Second person plural                      you (vocês)              you (vos, a vocês)
(3ª) Third person plural                         they (eles/elas)          them(os, as,lhes)

             Exemples:
    

      1) Como objeto direto:
        I saw her yesterday, eu a vi ontem.
        She saw us, ela nos viu.
        I didn't see them, não os (as) vi.

    2) Como objeto indireto preposicionado:
        We looked at him, olhamos para ele.
        He waits for us, ele nos espera.

    3)Como objeto indireto sem preposição;
        We gave them a few books, demos-lhes alguns livros.
        
I told him all that happened, contei-lhe tudo que aconteceu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário